• Encontre-nos
  WhatsApp: (54) 9.9148-7840
  comercial@plation.com.br

Sim, ainda é preciso planejar! Embora a forma com que planejamos tenha mudado bastante, especialmente na última década, o planejamento continuará sempre se fazendo necessário. A velocidade das inovações tecnológicas fez encurtar não só o tempo para se realizar um planejamento, mas o horizonte desse planejamento. Por exemplo, imagine-se uma empresa que passou dois anos planejando sua abertura e há um mês de começar a funcionar, um concorrente inaugura no outro lado da rua. Neste caso houve muita demora no planejamento, fato muito comum quando se planeja algum tema estratégico, tal como comercial, marketing, pessoas e finanças. Cada vez mais o planejamento precisa ser realizado com rapidez e assertividade, mesmo quando se refere a temas estratégicos. Leia mais em:


De onde vêm as estratégias?

Estamos acostumados com o lema "preparar, apontar, fogo", ou seja, que precisamos planejar antes de agir. Também já foi visto que um bom planejamento precisa ser realizado rapidamente, assegurando a implementação, a tempo, das estratégias e ideias nele contidos. Mas uma estratégia, necessariamente, advém exclusivamente do planejamento? Não. Para Mintzberg, as estratégias podem surgir também dos processos de visão e de aprendizado, em especial. Leia mais em:

Preparar, fogo, apontar!

Se nem toda estratégia advêm do planejamento, concluímos que é possível uma empresa prosperar sem planejar. No entanto, é importante destacar que esta ausência será crucial para o fracasso em empresas que não estimulam o aprendizado de equipe e nem possuem um líder visionário. O importante é saber o momento certo de planejar, estando atento para que o próprio planejamento não seja a arma causadora de prejuízos, o que pode ocorrer devido a demora ou falta de foco na construção do mesmo. Em determinados momentos, não há nada de errado em abrir mão de um planejamento mais "robusto" e já tratar de testar as estratégias emergentes, deixando para um segundo momento o processo de planejamento, onde a estratégia será amplamente debatida e aprimorada para gerar resultados mais consistentes. Uma dica para quem quer aplicar a tática "preparar" , fogo, apontar" é utilizar a ferramenta que disponibilizamos no link abaixo. Aproveite! Leia mais em: 5H2H